Varejo e análises de dados

Por que o varejo deve realizar a análise de seus dados

O setor do varejo é muito amplo e diversificado em nosso país. Existem grandes redes com alcance nacional, além de pequenos negócios, mercados de bairro e aqueles que estão somente no mercado digital.

Análise de dados no varejo

Cada cliente que entra na loja e cada produto comprado carregam consigo uma trilha de informações valiosas: hábitos de consumo, produtos que ficam mais tempo na prateleira, formas de pagamento mais utilizadas, preferência de marcas etc.

Esses dados fazem parte da composição da big data, um dos grandes conceitos da indústria 4.0.

Todos eles produzem grandes quantidades de dados, porém nem todos sabem a importância e o valor da análise de dados no varejo. Por isso, a 4Strats vai te contar um pouco mais sobre esse assunto.

Importância

A big data acumulada por um varejista sobre seus clientes precisa passar por uma organização e análise devidas para que seja realmente útil. A partir da análise de comportamentos e preferências do consumidor vão surgir insights e soluções que podem impactar no volume de vendas.

Analisar todos esses dados ajuda a tomar decisões mais assertivas, isso porque são fornecidas informações detalhadas sobre os hábitos de consumo dos clientes, cabendo ao varejista saber como e quando utilizar essas informações.

A big data dos clientes quando cruzada com os dados dos produtos e distribuidores, cria um panorama rico de informações importantes que deve ser estudado e explorado com o intuito de que as decisões tomadas tragam os melhores resultados.

Além disso, a análise de dados é importante para outros fatores como:

  1. Garante uma base consistente para a tomada de decisões;
  2. Conquista precificação estratégica;
  3. Obtém informações relevantes sobre o público;
  4. Ganha mais competitividade de reconhecimento no mercado;
  5. Reduz custos;
  6. Alcança mais velocidade em suas respostas;
  7. Consegue uma visão panorâmica do negócio;
  8. Oferta de produtos direcionados às preferências do consumidor;
  9. Melhora as ações de marketing;
  10. Gerenciamento de custos de estoque e compras;
  11. Mais agilidade na comunicação e nas operações;
  12. Relatórios com interpretação analítica de dados.

Desafios

Dentre os inúmeros desafios encontrados na análise de dados no setor do varejo, alguns dos mais importantes são a falta de investimento em ferramentas que facilitem a coleta e organização desses dados, além da falta de mão de obra especializada para operar essas ferramentas, possibilitando que todos os dados coletados fossem utilizados da melhor forma.

Outro fator que se enquadra nos desafios é a falta de coragem que o varejista tem em se atualizar, ele conhece suas próprias dores e dificuldades e assim tem medo de confiar em soluções tecnológicas que poderiam facilitar o seu trabalho.

O receio de que ao automatizar certos processos, sua relação com fornecedores e clientes seja comprometida.

Indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho, basicamente, são recursos que o gestor possui para avaliar se os esforços e meios empregados nas atividades estão sendo suficientes para obter os resultados esperados.

Com eles, é possível acompanhar se os objetivos traçados no seu fluxo de caixa são alcançados e qual porcentagem de melhora, ou piora, no desempenho ocorreu quanto aos índices passados. 

Em outras palavras, mensura-se qualquer atividade que gere números ou valores para a empresa. Dada essa importância, separamos 9 indicadores de desempenho que devem ser considerados

  1. Ticket médio;
  2. Custo de aquisição de clientes;
  3. Lucratividade;
  4. Taxa de conversão de vendas;
  5. Índice de inadimplência;
  6. Índice de atendimento de pedidos;
  7. Margem de contribuição por produtos;
  8. Retorno sobre investimentos;
  9. Satisfação dos clientes.

A 4Strats é uma empresa de tecnologia que possui soluções especificas de análise de dados em varejo, e podemos te ajudar a alcançar grandes resultados.

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