As vantagens e os impactos positivos trazidos pelo cloud computing para o setor de varejo são muitos e separamos 10 delas a seguir. Confira!
Economia de recursos
A princípio, ao aderir um ERP em Cloud para varejo é possível reduzir gastos no início da implementação, considerando que a organização não precisa manter uma estrutura interna com:
- firewalls;
- softwares;
- hardwares;
- data centers locais;
- racks de servidores;
- colaboradores especializados.
Assim, com a computação em nuvem é possível acessar essa estrutura de computação por um valor fixo e acessível, que pode ser adaptado conforme as necessidades da operação.
Aumento na segurança de dados
A segurança é um dos pontos-chave relacionados à utilização de sistemas em nuvem no varejo. Nesse sentido, empresas especializadas em cloud computing estão investindo cada vez mais em sistemas de proteção, criptografia, autenticação de acessos e outras formas de controlar a entrada de usuários não autorizados.
Melhora na experiência dos clientes
A jornada de compra do consumidor precisa ser considerada e tratada com seriedade. Assim, a tecnologia em nuvem auxilia no aperfeiçoamento de:
- redução de delays;
- processos internos;
- automatização de tarefas;
- geração de interações imediatas entre soluções.
Essas melhorias aumentam o nível de satisfação do cliente. Além disso, ao refinar a experiência de compra do seu público, você adquire vantagem competitiva perante os concorrentes, colocando sua empresa sempre um passo à frente.
Redução de custos
Sem a implementação do sistema em nuvem, todos os dados e informações da empresa precisam ser armazenados em grandes armários ou em data centers imensos, ambos ocupando espaço e gerando gastos.
Dito isso, manter um servidor na nuvem é mais barato que criar um servidor físico. Por exemplo, a AWS.
Decisões acertadas da equipe de marketing
Ao migrar para a nuvem e utilizar o Big Data, empresas do varejo têm acesso às informações úteis sobre as preferências dos clientes que ajudam na tomada de decisões da equipe de marketing.
Desse modo, os varejistas, ao analisar as tendências de compra dos clientes, podem decidir sobre o estoque, promoções e redução do tempo de comercialização dos produtos de varejo.
Aprimoramento da rede de canais
A infraestrutura de nuvem no varejo suporta a integração de diferentes canais verticais, como o inventário e processamento de pedidos, o que ajuda a melhorar a capacidade de reabastecimento.
Em suma, a otimização e simplificação de processos oferecidos pelo cloud computing, fazem com que gestores, funcionários e fornecedores interajam de forma agradável.
Maior agilidade nos processos
Esse tipo de sistema em nuvem no varejo permite que boa parte dos processos sejam automatizados, reduzindo as chances de erro e retrabalho. Logo, suas equipes terão tempo para focar em outras tarefas, como as estratégicas, elevando o nível de produtividade.
Integrações
A nuvem no varejo possibilita a integração de diferentes sistemas de forma simples e eficaz, ou seja, todas as informações de compras, vendas, estoque e entregas podem ser centralizadas de forma automática.
Mobilidade
Para ter acesso a todos os dados da sua empresa, você e a equipe só precisam ter acesso à internet. Logo, com uma infraestrutura de nuvem no varejo é possível criar um canal de vendas e gerenciar todo o ambiente de marketing direto da sua casa.
Inovação e transformação digital
A tecnologia está longe de ser apenas uma comodidade. Logo, utilizar a nuvem no varejo ajuda a ampliar as possibilidades de negócios e melhorar os resultados estratégicos.
Artigo originalmente publicado por SantoDigital
4Strategies – Alta Performance para estratégias corporativas