A Tecnologia da Informação segue cada vez mais estratégica para os negócios. Esse cenário tem demandado altos investimentos em recursos e mão de obra especializada, o que encarece a realização de melhorias nos processos. Para resolver o problema, muitas empresas têm adotado o Outsourcing de TI.
Pensando nisso, fizemos este post. Queremos ajudar você a descobrir por que o Outsourcing do setor de tecnologia é tão importante e quais razões justificam sua contratação. Confira!
Quais são as vantagens do Outsourcing de TI?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a estratégia de outsourcing, vejamos algumas das principais vantagens que ela proporciona ao setor de TI.
1. Contribui para a implementação de novas tecnologias com agilidade
O mercado se encontra em constante mudança, e atender às novas necessidades pode demandar tempo — o que tende a custar caro em meio a tanta competitividade no mercado. Afinal, inovação e agilidade andam lado a lado — do contrário, oportunidades de negócios são perdidas.
Por exemplo, até que a empresa contrate os profissionais mais qualificados e de grande potencial, treine-os e dê início ao desenvolvimento de um projeto, é bem provável que mudanças nos planos se façam necessárias. Isso quer dizer que as organizações que tentam executar todo o serviço de TI por conta própria podem gastar muito mais tempo em pesquisas, análises, desenvolvimento, testes e implementação de suas soluções, fora o custo de investimento para se formar uma equipe talentosa.
Na medida em que se aumentam os custos, logicamente o produto ou serviço é ofertado a preços mais elevados para viabilizar as vendas. Por outro lado, uma prestadora de serviços qualificada disponibilizará os recursos necessários para iniciar projetos imediatamente, ajudando a lançar novidades antes dos concorrentes e, com isso, obter vantagem competitiva.
2. Possibilita mais segurança e conformidade
A maioria dos negócios precisa seguir regras rígidas, as quais asseguram alta confidencialidade dos dados de clientes e conformidade dos valores contábeis e fiscais. Para isso, é imprescindível o uso de firewall atualizado e bem configurado, sistemas de criptografia, auditorias financeiras mensais, assim como a realização de implementação e manutenção dos padrões de segurança PCI.
Por exemplo: hoje, as empresas disponibilizam diversas formas de pagamento aos clientes, como cartões de crédito e débito, vale-presente, cheques e transferências bancárias. Porém, com tantas opções, surge a necessidade de diligência.
Nesse caso, ao terceirizar os serviços de TI para uma empresa que esteja familiarizada com os padrões de conformidade, o negócio consegue minimizar os riscos associados ao roubo de dados de clientes, números de cartão de crédito, senhas e informações confidenciais de alto valor estratégico etc.
3. Reduz custos de infraestrutura física
Não são só as funções do setor de TI que podem ser terceirizadas pela empresa. Você também pode contratar recursos como servidores virtuais, softwares, sistemas de segurança, cloud backup e plano de recuperação de desastres que auxiliam a empresa a aumentar o poder de disponibilidade dos serviços e dispensar altos custos com aquisição, instalação, manutenção e atualização de equipamentos físicos.
Inclusive, não é preciso mais contratar mão de obra especializada. Com isso, torna-se viável direcionar os profissionais internos para o auxílio das funções mais críticas, como as que estão relacionadas diretamente à geração de receitas.
A empresa também deixa de pagar por capacidade de TI ociosa e por espaços físicos que serviriam para manter as instalações do data center, ou seja, ela paga somente pelos serviços e recursos que efetivamente usa, aumenta a previsibilidade dos custos em orçamento e deixa a estratégia bem mais barata.
4. Aumenta o desempenho operacional
Ao contar com um provedor que disponibiliza serviços de cloud computing, por exemplo, a empresa passa a ter uma estrutura elástica, podendo expandir e retrair conforme a demanda. Essa escalabilidade se dá de forma automática e evita que o negócio sofra lentidões ou interrupções durante momentos de pico de acesso.
Isso permite que a companhia aumente sua taxa de disponibilidade (permanência no ar) e contorne problemas de limitações de infraestrutura.
5. Entrega profissionais capacitados
Reiterando, o provedor de Outsourcing de TI que fica responsável por contratar, treinar e certificar os profissionais, bem como por pagar seus salários e benefícios e lidar com possíveis ações trabalhistas que venham à tona.
Além de poupar muito dinheiro da empresa, a adoção de Outsouring de TI garante o acesso a profissionais sempre bem atualizados e capazes de entregar grandes resultados, isto é, talentos rigorosamente bem selecionados e certificados.
6. Possibilita a troca de know-how
O contato frequente com os especialistas da empresa contratada ajuda a elevar o nível técnico dos profissionais internos, servindo também como solução para a atualização deles e, até mesmo, para traçar um caminho de formação ou desenvolvimento mais promissor.
No dia em que a empresa optar por não fazer mais o Outsourcing de TI, ela terá condições de usufruir de um legado que deverá ser seguido por todos, a fim de manter o desempenho em seu mais alto potencial — o que é essencial a toda e qualquer empresa moderna.
7. Foca no core business
Além de caro, contratar e treinar a própria equipe de TI pode frustrar as expectativas, já que podem faltar recursos operacionais, tempo e atenção necessários dos gestores para se alcançar o desempenho esperado.
A terceirização tem a contribuir nesse sentido transferindo as funções menos críticas para o provedor de serviços, enquanto o foco principal é direcionado para as atividades mais relevantes. Isso significa dizer que o Outsourcing de TI permite que você concentre os recursos humanos onde eles são, de fato, necessários.
8. Reduz os riscos
Todo investimento empresarial envolve riscos. Isso porque condições de mercado, concorrência, regulamentações governamentais, capacidade financeira e acesso às novas tecnologias mudam muito rapidamente.
Porém, os provedores de terceirização assumem e gerenciam grande parte desses riscos por você, com conhecimento específico do setor, especialmente, em questões de segurança e conformidade — o que ajuda, inclusive, a preservar a reputação da empresa.
Artigo originalmente publicado em Blog Cronapp
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