Você conhece a diferença entre cliente Interno e Externo?

Você conhece a diferença entre cliente Interno e Externo?

Você conhece a diferença entre cliente Interno e Externo?

Você sabe a diferença entre cliente interno e externo?

Enquanto um deles é o que “veste a camisa” da empresa e a mantém funcionando, o outro apoia a marca financeiramente. Mas não se engane: ambos são extremamente importantes para a organização e vamos te explicar tudo nesse blog!

Sua empresa provavelmente possui algumas métricas diferentes para entender quem são seus clientes, mas você já parou para se preocupar se ele é um cliente interno ou externo?

O que é cliente interno e externo?

De forma prática, o cliente externo é quem paga pelo produto ou serviço oferecido pela empresa, ou seja, é o que mantém a empresa financeiramente. Se você visitar uma loja de sapatos e comprar um tênis, você se tornará um cliente externo dessa marca.

Já os funcionários da loja de sapatos, que precisam usar a marca durante o trabalho, também compram os produtos, são então os clientes internos, as pessoas que representam a marca e quem mantém a empresa funcionando.

Principais diferenças

Clientes internos

  • Podem ser definidos como os colaboradores que trabalham internamente na própria empresa ou prestando serviços para a mesma, podendo consumir ou não o produto final do negócio;
  • No geral, sabem mais sobre os prós e contras do produto/serviço, em comparação com os clientes externos;
  • Podem ter descontos e vantagens na aquisição dos produtos/serviços;
  • Podem receber benefícios e comissões sobre as vendas dos produtos/serviços oferecidos pela organização;
  • É o intermediário entre a empresa e o usuário final;
  • Sabe bem sobre o custo real de fabricação e, assim, negocia itens em nome da empresa para obter produtos/serviços a um preço razoável.

Clientes externos

  • São aqueles indivíduos que não pertencem à organização em nenhum aspecto, podendo ser classificados como usuários finais dos produtos/serviços;
  • Apenas atuam na frente de consumo;
  • Compra o produto/serviço para uso próprio ou de alguém próximo;
  • Todas as possíveis ideias de inovação e adequação do que é oferecido pelo negócio devem ser pensadas para esse público;
  • Pode não ter o poder de negociação, pois ele não está em conexão direta com a empresa.

Qual a importância de investir no cliente interno?

Investir no cliente interno, não só no externo, significa ter colaboradores mais engajados e defensores da marca. Como o cliente interno está diretamente ligado com os produtos, assim como com os consumidores, ele possui uma maior proximidade da marca e pode facilmente se tornar um “vendedor” da empresa para amigos e familiares. Ou seja, o cliente interno pode atrair o externo, reforçando a importância da gestão de clientes. 

Se a sua empresa possui colaboradores millennials ou da geração Y, esse ponto é ainda mais importante, visto que há pesquisas que apontam os três elementos que a nova geração de funcionários busca em uma empresa são:

  • Possibilidade de evoluir na carreira;
  • Envolvimento da empresa por uma causa;
  • Investimento de tempo e dinheiro da empresa na comunidade.

A sua empresa tem oferecido benefícios aos clientes internos? 

Assim, é preciso ter conhecimentos específicos para se comunicar de forma correta e assertiva com cada um. E nós podemos te ajudar!

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