Métricas no setor varejista

Métricas no setor varejista

Métricas no setor varejista

O acompanhamento de métricas do varejo é fundamental para que a gestão consiga compreender melhor o desempenho da empresa em determinado período. 

A partir dos indicadores, é possível analisar com precisão os resultados alcançados, identificando a necessidade de adotar mudanças ou melhorias no planejamento e na execução.

Ao longo desse texto, vamos explicar melhor sobre as métricas do varejo para que você consiga estruturar melhor o seu negócio e seu desempenho.

O que são as métricas do varejo?

As métricas do varejo são dados quantificados para entender um negócio. Através delas, é possível identificar o processo de compra, o comportamento dos consumidores e, principalmente, o sucesso das estratégias.

Essas métricas podem ser relativas à pré-venda, à venda em si ou ao pós-venda. Assim, os indicadores deste setor são os números usados por um negócio de varejo para monitorar o seu desempenho de forma pontual ou geral.

Qual a importância de acompanhar as métricas do varejo?

Existem inúmeras vantagens em acompanhar as métricas do varejo. Como por exemplo:

  • visão ampliada da empresa
  • maior satisfação dos clientes
  • aumento da conversão de vendas
  • profissionalização da gestão empresarial

Indicadores indispensáveis

Existem diversos os indicadores do varejo brasileiro que podem ser adotados para promover a tomada de decisão baseada em dados. Selecionamos alguns dos mais importantes:

  1. Ticket médio
  2. Conversão em compras
  3. Índice de recompra
  4. Satisfação dos clientes
  5. Total de faturamento
  6. Custo de aquisição de clientes
  7. Tempo de permanência na loja
  8. Clientes cadastrados
  9. Faturamento por metro quadrado
  10. ROI (retorno sobre o investimento)
  11. Volume de vendas
  12. Margem de lucro
  13. Faturamento por funcionário

O acompanhamento dos KPIs

Para poder acompanhar as métricas do varejo que falamos acima é preciso, em primeiro lugar, definir quais são os objetivos e as métricas para os respectivos processos, evitando o risco de controlar diversos indicadores que não trazem informações relevantes e, ao mesmo tempo, não contribuem para o processo decisório.

Feito isso, também é necessário avaliar quais Key Performance Indicators (KPIs) serão acompanhados. O ideal é que eles estejam ligados ao planejamento estratégico, fazendo com que sejam mais coerentes com os objetivos traçados.

Qual a importância da tecnologia para aumentar as vendas no varejo?

Com um acompanhamento adequado dos principais indicadores do varejo, o gestor passa a ter um conhecimento mais completo a respeito dos processos, melhorando as tomadas de decisões e impactando nas vendas positivamente.

A 4Strategies é uma empresa de tecnologia com soluções especificas para o setor do varejo, e podemos ajudar o seu negócio!