Métricas no setor varejista
Métricas no setor varejista
O acompanhamento de métricas do varejo é fundamental para que a gestão consiga compreender melhor o desempenho da empresa em determinado período.
A partir dos indicadores, é possível analisar com precisão os resultados alcançados, identificando a necessidade de adotar mudanças ou melhorias no planejamento e na execução.
Ao longo desse texto, vamos explicar melhor sobre as métricas do varejo para que você consiga estruturar melhor o seu negócio e seu desempenho.
O que são as métricas do varejo?
As métricas do varejo são dados quantificados para entender um negócio. Através delas, é possível identificar o processo de compra, o comportamento dos consumidores e, principalmente, o sucesso das estratégias.
Essas métricas podem ser relativas à pré-venda, à venda em si ou ao pós-venda. Assim, os indicadores deste setor são os números usados por um negócio de varejo para monitorar o seu desempenho de forma pontual ou geral.
Qual a importância de acompanhar as métricas do varejo?
Existem inúmeras vantagens em acompanhar as métricas do varejo. Como por exemplo:
- visão ampliada da empresa
- maior satisfação dos clientes
- aumento da conversão de vendas
- profissionalização da gestão empresarial
Indicadores indispensáveis
Existem diversos os indicadores do varejo brasileiro que podem ser adotados para promover a tomada de decisão baseada em dados. Selecionamos alguns dos mais importantes:
- Ticket médio
- Conversão em compras
- Índice de recompra
- Satisfação dos clientes
- Total de faturamento
- Custo de aquisição de clientes
- Tempo de permanência na loja
- Clientes cadastrados
- Faturamento por metro quadrado
- ROI (retorno sobre o investimento)
- Volume de vendas
- Margem de lucro
- Faturamento por funcionário
O acompanhamento dos KPIs
Para poder acompanhar as métricas do varejo que falamos acima é preciso, em primeiro lugar, definir quais são os objetivos e as métricas para os respectivos processos, evitando o risco de controlar diversos indicadores que não trazem informações relevantes e, ao mesmo tempo, não contribuem para o processo decisório.
Feito isso, também é necessário avaliar quais Key Performance Indicators (KPIs) serão acompanhados. O ideal é que eles estejam ligados ao planejamento estratégico, fazendo com que sejam mais coerentes com os objetivos traçados.
Qual a importância da tecnologia para aumentar as vendas no varejo?
Com um acompanhamento adequado dos principais indicadores do varejo, o gestor passa a ter um conhecimento mais completo a respeito dos processos, melhorando as tomadas de decisões e impactando nas vendas positivamente.
A 4Strategies é uma empresa de tecnologia com soluções especificas para o setor do varejo, e podemos ajudar o seu negócio!