O cenário econômico do Brasil está em constante mudança, e o comportamento do consumidor em 2023 está refletindo essa realidade. Um estudo recente, disponível no Infográfico Panorama do Consumo na Black Friday 2023, desvendou o panorama financeiro dos consumidores brasileiros, destacando tendências de compra, influências de eventos como a Copa do Mundo, métodos de compra, e perspectivas para a Black Friday e outras datas comemorativas.

A vida financeira dos brasileiros tem sido desafiadora nos últimos meses, com 62% dos consumidores informando que sua situação piorou um pouco ou se manteve igual. No entanto, há um otimismo cauteloso, com 60% acreditando que sua situação financeira deve melhorar no segundo semestre de 2023.

A classe social também desempenha um papel importante na percepção, com a classe AB sofrendo menos impacto, enquanto as classes C e DE são mais afetadas. A pesquisa apontou ainda que o faturamento de e-commerces, em geral, deve aumentar 10% em 2023, com ganhos reais descontando a inflação sendo de 4%. Há expectativas positivas de crescimento nas vendas do varejo no segundo semestre, com o 4T sendo uma parte vital dessa recuperação.

Panorama da Black Friday em 2022 e expectativas

A Black Friday de 2022 teve uma queda significativa tanto no e-commerce quanto no varejo, com uma diminuição de 28% no faturamento online, marcando a primeira queda desde o início do evento no Brasil em 2010. A Copa do Mundo parece ter desempenhado um papel negativo na data, com 37% acreditando que as vendas da Black Friday foram prejudicadas pelo evento mundial. 

Para a Black Friday de 2023, 62% da classe AB pretende realizar compras. A pesquisa prévia é vista como crucial para encontrar bons preços. Além disso, os consumidores estão usando uma mistura de métodos de compra, incluindo aplicativos e lojas físicas.

 

Artigo originalmente publicado por Valor Econômico

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