A Amazon Web Services, Inc. (AWS), uma empresa do grupo Amazon.com, Inc. (NASDAQ: AMZN), anuncia o lançamento do AWS Generative AI Innovation Center, programa criado para ajudar os clientes a serem bem-sucedidos no desenvolvimento e implementação de soluções de inteligência artificial (IA) generativa. A empresa está investindo US$ 100 milhões nesta iniciativa, que irá conectar os especialistas em IA e aprendizado de máquina (ML) da AWS a clientes ao redor do mundo, no intuito de ajudá-los a conceber, projetar e lançar novos produtos, serviços e processos com foco em IA generativa. Este é o resultado de mais de 25 anos em investimentos no desenvolvimento de tecnologias de IA, como parte da estratégia da companhia de levar essa tecnologia a clientes e parceiros em todo o mundo.
"O Centro de Inovação em IA Generativa faz parte do objetivo da AWS em ajudar todas as empresas a aproveitarem a IA ao fornecer serviços mais flexíveis e mais econômicos, além de desfrutarem de tudo o que essa nova tecnologia tem a oferecer. Junto com a nossa comunidade global de parceiros, estamos trabalhando com lideranças corporativas em todos os setores para ajudá-los a maximizar o impacto da IA generativa em suas organizações, gerando valor para seus clientes e colaboradores", explica Matt Garman, vice-presidente sênior de Vendas, Marketing e Serviços Globais da AWS.
A equipe do Centro de Inovação, composta por estrategistas, cientistas de dados, engenheiros e arquitetos de soluções, irá trabalhar passo a passo com os clientes para desenvolver soluções personalizadas que possam aproveitar o poder da IA generativa. Empresas do setor de saúde, por exemplo, podem buscar maneiras de acelerar a pesquisa e a descoberta de medicamentos; fabricantes podem criar soluções para reinventar o design industrial e seus processos; e as empresas do setor financeiro podem desenvolver maneiras de fornecer informações e orientações mais personalizadas aos clientes.
Por meio de workshops, engajamentos e treinamentos gratuitos, a AWS pretende ajudar os clientes a delinear os casos de uso que possam gerar maior valor para seus negócios, com base em melhores práticas e experiência do setor. O trabalho será realizado junto com os especialistas em IA generativa da AWS e da AWS Partner Network para selecionar os modelos adequados, definir caminhos para lidar com desafios técnicos ou comerciais, desenvolver provas de conceito e planejar o lançamento de soluções em escala.
A equipe do Centro de Inovação irá fornecer informações sobre as melhores práticas para aplicar a IA generativa de maneira responsável e otimizar as operações de aprendizado de máquina para reduzir os custos. Os engajamentos irão fornecer estratégia, ferramentas e a assistência necessária para os clientes utilizarem os serviços de IA generativa da AWS, incluindo o Amazon CodeWhisperer, ferramenta de codificação alimentada por IA, e o Amazon Bedrock, serviço totalmente gerenciado que cria modelos fundamentais (FMs) da AI21 Labs, Anthropic e Stability AI, juntamente com a família de FMs da Amazon, o Amazon Titan, acessível por meio de uma API. Eles também podem treinar e executar seus modelos utilizando infraestrutura de alto desempenho, incluindo as instâncias Amazon EC2 Inf1 com tecnologia AWS Inferentia, as instâncias Amazon EC2 Trn1 com tecnologia AWS Trainium e as instâncias Amazon EC2 P5 com GPU NVIDIA H100 Tensor Core. Além disso, podem construir, treinar e implantar seus próprios modelos com o Amazon SageMaker ou usar o Amazon SageMaker Jumpstart para implantar alguns dos modelos de linguagem de grande escala e mais populares atualmente, incluindo os modelos da Cohere, como o Falcon 40B do Technology Innovation Institute e o BLOOM da Hugging Face.
Um dos clientes globais que irão se beneficiar do lançamento do Centro de Inovação é a Lonely Planet. Há quase 50 anos, a empresa tem o compromisso de ajudar as pessoas a experimentarem o prazer de viajar. "Estamos sempre buscando maneiras de aproveitar a nova tecnologia e atender às demandas dos viajantes", disse Chris Whyde, vice-presidente sênior de Engenharia e Ciência de Dados da Lonely Planet. "O Centro de Inovação em IA Generativa da AWS, combinado com as opiniões de especialistas e o conteúdo da Lonely Planet, vai nos permitir fornecer recomendações mais personalizadas, tornando as viagens mais acessíveis em todo o mundo."
Artigo originalmente publicado por DataCenterDynamics
4Strategies - Alta Performance para estratégias corporativas