7 métricas no varejo

7 métricas no varejo

7 métricas do varejo

O acompanhamento de métricas do varejo é fundamental para que a gestão consiga compreender melhor o desempenho da empresa em determinado período. 

A partir dos indicadores, é possível analisar com precisão os resultados alcançados, identificando a necessidade de adotar mudanças ou melhorias no planejamento e na execução.

Ao longo desse texto, vamos explicar melhor sobre as métricas do varejo para que você consiga estruturar melhor o seu negócio e seu desempenho.

O que são as métricas do varejo?

As métricas do varejo são dados quantificados para entender um negócio. Através delas, é possível identificar o processo de compra, o comportamento dos consumidores e, principalmente, o sucesso das estratégias.

Essas métricas podem ser relativas à pré-venda, à venda em si ou ao pós-venda. Assim, os indicadores deste setor são os números usados por um negócio de varejo para monitorar o seu desempenho de forma pontual ou geral.

O acompanhamento dos KPIs

Para poder acompanhar as métricas do varejo que falamos acima é preciso, em primeiro lugar, definir quais são os objetivos e as métricas para os respectivos processos, evitando o risco de controlar diversos indicadores que não trazem informações relevantes e, ao mesmo tempo, não contribuem para o processo decisório.

Feito isso, também é necessário avaliar quais Key Performance Indicators (KPIs) serão acompanhados. O ideal é que eles estejam ligados ao planejamento estratégico, fazendo com que sejam mais coerentes com os objetivos traçados.

Qual a importância de acompanhar as métricas do varejo?

Existem inúmeras vantagens em acompanhar as métricas do varejo. Como por exemplo:

  • visão ampliada da empresa
  • maior satisfação dos clientes
  • aumento da conversão de vendas
  • profissionalização da gestão empresarial

Indicadores indispensáveis

Existem diversos os indicadores do varejo brasileiro que podem ser adotados para promover a tomada de decisão baseada em dados. Selecionamos alguns dos mais importantes:

  1. Faturamento de vendas bruto
  2. Margem de lucro
  3. Taxa de conversão
  4. Satisfação de clientes
  5. Ticket médio
  6. Giro de estoque
  7. Perdas no estoque

Qual a importância da tecnologia para aumentar as vendas no varejo?

Com um acompanhamento adequado dos principais indicadores do varejo, o gestor passa a ter um conhecimento mais completo a respeito dos processos, melhorando as tomadas de decisões e impactando nas vendas positivamente.

A 4Strategies é uma empresa de tecnologia com soluções especificas para o setor do varejo, e podemos ajudar o seu negócio!