Entender como o business intelligence para marketplace contribui para uma gestão de processos mais completa é uma demanda cada vez mais presente nas empresas. Aliás, de acordo com o portal Tech Jury, até 2023, mais de 33% das empresas de grande porte vão tomar decisões baseadas em business intelligence.

Sabe por que? É fácil responder. A mesma pesquisa mostra que a análise de dados torna a tomada de decisões 5 vezes mais ágil para os negócios. Além disso, já é vista como crucial para 60% dos departamentos de pesquisa e desenvolvimento. 

Ao longo deste artigo, vamos mostrar como utilizar business intelligence no marketplace para empoderar as decisões dos agentes e otimizar o relacionamento com o cliente. 

Gestão de marketplace: quais os principais desafios? 

Quando falamos em gestão de marketplace, inúmeros desafios nos vêm à mente. Afinal, trata-se de uma plataforma complexa e dinâmica, com múltiplas entradas ocorrendo ao mesmo tempo, o que culmina em uma geração de dados e informações intensa. 

A seguir, listamos alguns dos desafios comuns aos gestores de marketplace. Se este é o seu caso, você certamente irá reconhecer alguns deles. 

Integração de processos 

É como dissemos no parágrafo anterior. Administrar uma plataforma de marketplace é encarar diariamente o desafio de uma plataforma complexa e repleta de informações. Diante de todo este dinamismo, caracterizado, sobretudo, pela existência de diversos processos atrelados a setores da força de vendas, a palavra-chave deve ser integração

Sem ela, torna-se muito mais difícil entender o processo comercial como um só, bem como gerenciar as necessidades dos consumidores, ofertando aquilo que ele necessita na hora certa. 

Graças à tecnologia, é possível integrar processos no marketplace e facilitar o acesso à informações e etapas da jornada do cliente utilizando, por exemplo, um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) ou um software de CRM (Customer Relationship Management). 

Relacionamento com o cliente (Customer Experience)

Manter processos customer centric (centrados no cliente) é mais um desafio que pode ser solucionado com o business intelligence no marketplace. Afinal, ao conhecer as demandas do cliente (a partir da análise de suas interações na plataforma, bem como os tickets abertos), é possível antecipar necessidades, projetar potenciais gaps — e trabalhar para solucioná-los antes que se tornem um grande problema na experiência de compra online 

Gestão de estoque

Imagine vender produtos que já não estão mais disponíveis na loja online? Se você já passou por isso, conhece de perto o desafio de uma gestão de estoque ágil e eficiente. Contar com a inteligência de negócios para controlar tudo aquilo que entra e sai do estoque e, além disso, projetar tendências de consumo e provisionar novas aquisições pode fazer a diferença. 

Controle financeiro

Por fim, como não mencionar o controle financeiro como um dos desafios do marketplace? Além de envolver diferentes setores da força de vendas (afinal, uma conversão passa pelo marketing, pelo comercial, pelo pós-venda, pelo financeiro, sucesso do cliente etc), o controle financeiro de uma venda em marketplace precisa atender, com agilidade, às demandas do consumidor. 

Métodos de pagamento, emissão de nota fiscal, devoluções e reembolsos, gestão financeira, forecast de vendas. Estes são alguns dos processos que não devem ser deixados de lado durante a gestão de uma loja virtual. 

Business intelligence para marketplace: o que você ganha com isso? 

Deu para perceber que, com a ajuda do business intelligence para marketplace, grande parte dos desafios pontuados no bloco anterior seria solucionada, não é? 

Se esta relação ainda não está muito clara para você, não se preocupe. É hora de conectar os pontos! 

O que é business intelligence

Business Intelligence, popularmente conhecida como BI, é um processo que tem, como base, a coleta de dados gerados por um negócio. Mas a estratégia não para por aí! Além da coleta, a organização e a análise das informações complementam a tríade da inteligência de negócios.

Seu objetivo é gerar informações concretas que servem como base de conhecimento para a tomada de decisões na empresa. Sim, é isso mesmo que você leu! O BI não é uma “bola de cristal”, portanto, dificilmente você encontrará respostas óbvias como “sim” ou “não” na análise dos dados. 

Em contrapartida, você certamente construirá uma base de informações rica o suficiente para entender padrões, identificar gaps e fornecer insights sobre um desafio ou processo na empresa. 

O que você ganha ao combinar business intelligence e marketplace?

Deu para perceber que o business intelligence no marketplace pode ser uma fonte importante de informações para:

  • simplificar a gestão de dados;
  • fortalecer a autonomia em tomadas de decisão;
  • identificar padrões e prever gaps.

Mas ainda tem mais! Separamos, a seguir, mais algumas vantagens de utilizar o business intelligence no marketplace.

Gestão simultânea e simplificada

Com a ajuda da tecnologia, é possível integrar o marketplace com um sistema de gestão que permita o acesso simultâneo de diferentes agentes comerciais. Dessa forma, é possível assegurar a continuidade da jornada de um consumidor sem que seja necessário repetir todo o histórico a cada novo ticket aberto. 

Além disso, com um sistema integrado, diferentes setores da força de vendas acompanham e antecipam suas tarefas em uma mesma jornada sem que haja a necessidade de reports diretos e cobranças constantes por parte dos agentes. 

Facilidade de acesso a dados ricos

Com o business intelligence no marketplace, sobretudo quando aliado a uma ferramenta tecnológica, o acesso a dados se torna simplificado. Desta forma, a equipe tem os insumos necessários para adaptar processos e fazer follow up de métricas e KPIs frequentemente. 

Previsibilidade e ação rápida = impacto direto na experiência do cliente

Saber do que o cliente precisa e agir de forma antecipada para entregar a ele a melhor experiência possível é o sonho de toda empresa. Aliás, segundo o relatório 2022 de Tendências em Experiência do Cliente, “os clientes não gostam de ficar repetindo e, sem dúvida, não querem aguardar na linha enquanto um agente busca informações que deveriam estar disponíveis imediatamente”.

Isso pode ser solucionado com uma base de conhecimento interna gerada a partir de uma ferramenta de apoio ao market place, além, claro, de uma equipe preparada para analisar as informações com business intelligence. 

Artigo originalmente publicado por Zendesk

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