De acordo com a Gartner, o uso do Business Intelligence está em constante crescimento na área corporativa.

Com o avanço da tecnologia, surgem novas tendências que auxiliam no crescimento do BI. Confira algumas:

  • inteligência artificial: ajuda as empresas a aproveitar melhor os dados e automatiza os processos manuais;
  • integração de aplicativos: que são atualizados em tempo real e permite que os gestores tenham acesso aos dados da empresa com agilidade, em qualquer lugar e dispositivo;
  • big data: sempre caminha junto com o Business Intelligence, proporciona insights importantes e permite a coleta de grandes volumes de dados;
  • data storytelling: que é baseado em dados e transforma as informações em histórias para que faça mais sentido para o usuário;
  • armazenamento em nuvem: utiliza o BI para armazenar os dados em nuvem e proporciona mais agilidade e escalabilidade na hora do compartilhamento de informações e de acesso aos dados;
  • BI visual: dados de maneira mais intuitiva que auxilia na interpretação de dados de maneira mais clara, como em tabelas, diagramas e gráficos.

Como funciona o Business Intelligence na prática?

O Business Intelligence pode ser utilizado em vários processos, como compras, custos, fabricações e prestações de serviços.

Ele tem como objetivo converter o volume de dados em informações relevantes ao negócio, por meio dos relatórios analíticos. O seu propósito é extrair a inteligência dos dados.

Para utilizá-lo, é necessário contratar um sistema de automação de marketing, CRM ou plataforma BI que faz a coleta de dados da empresa, cria gráficos e dashboards.

Assim, é possível filtrar os dados mais importantes e posicionar as estratégias para ver a melhor opção, definir as metas, ações e soluções mais eficientes e alinhadas com os objetivos do negócio.

 

Artigo originalmente publicado por CNN

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