Data mining: entenda o que é e como funciona

Não é novidade que a quantidade de informações geradas no mundo todo aumenta a cada dia. Mas para aproveitar todo esse material, é preciso fazer data mining.

Para você ter ideia da importância dessa prática, só em 2020 o WhatsApp chegou a enviar 100 bilhões de mensagens em 24 horas. O relatório do Instituto Gartner apontou que, no espaço de 6 minutos, podem ser criados cerca de 9 milhões de terabytes, contendo novos dados.

É um volume muito grande de informações, mas nem todas são úteis para o seu negócio. Por isso, devemos utilizar os dados relevantes de uma forma vantajosa.

Data mining é a prática de mineração de um grande volume de dados, com o objetivo de encontrar padrões sólidos e valiosos para as análises e decisões estratégicas do negócio.

A ideia é obter insights importantes para criar estratégias e aumentar as vendas.

O data mining funciona como uma ação fundamental para analisar esses dados com mais rapidez. São aproveitados aqueles que geram algum valor para o negócio em função dos padrões que apresentam, demonstrando janelas de oportunidades.

É possível utilizar um software dedicado para essa função de captar, armazenar e analisar os dados de forma consistente e eficiente.

Essa ferramenta busca informações valiosas para os times de vendas e marketing, por exemplo. Os insights gerados podem ser úteis para aumentar as vendas, criar estratégias e até mesmo desenvolver uma análise preditiva.

Qual a importância do data mining?

A mineração de dados é uma ação eficiente para que o seu negócio capte dados relevantes sobre os clientes e as estratégias utilizadas.

Assim, pode aproveitá-los para criar análises sobre práticas que deram certo ou que precisam melhorar, de forma a entender também outras oportunidades, constituindo assim uma cultura data driven.

Também vale dizer que a mineração de dados pode trazer informações relevantes para os indicadores do balanced scorecard, por exemplo.

Veja a seguir alguns dos diferenciais do data mining para a sua estratégia de negócios.

Competitividade

Segundo estudo da Global Industry Analysts (GIA), até 2026, é esperado que o uso de dados com finalidades comerciais movimente US$ 4,1 bilhões. Já em 2020, cerca de 94% das empresas estavam atentas à importância dos dados para seu crescimento por meio da transformação digital.

Nesse cenário, é essencial se alinhar com os movimentos do mercado a fim de não ficar para trás. Afinal, o data mining pode oferecer informações relevantes sobre o produto ou serviço, úteis para tornar seu negócio mais competitivo.

Destaque no mercado

Utilizando o data mining para elaborar análises eficientes, seu negócio poderá criar estratégias de marketing e vendas, captar mais leads e melhorar o produto ou serviço, bem como o atendimento ao cliente.

A verdade é que, utilizando os padrões observados nos dados coletados, é possível perceber tendências de comportamento de compra e até mesmo o perfil dos consumidores. Tudo isso antes de outras empresas, ganhando destaque no meio.

Elevação das taxas de conversão da empresa

O data mining fornece dados importantes para criar estratégias de marketing mais eficazes. Com isso, é possível personalizar e direcionar anúncios, por exemplo, com uma precisão maior.

Além de tudo, ao compreender melhor o lead, conseguimos investir menos em captação, já que a estratégia utilizada será mais efetiva.

Aumento do ROI

O data mining pode melhorar o ROI, já que as taxas de conversão tendem a crescer e suas estratégias poderão ser mais efetivas. Isso porque elas terão como base dados de perfil, hábitos, interesses e padrões de compra dos seus clientes, entre outros elementos.

Maior previsibilidade

Com uma cultura data driven, seu negócio pode ter uma visão mais precisa do futuro. Assim, será possível criar cenários confiáveis para o planejamento estratégico baseado em dados first-party.

Com as informações obtidas e analisadas, você consegue criar hipóteses sobre tendências ou mesmo necessidades que precisarão ser resolvidas, como a otimização dos produtos em estoque para cada período do ano.

Artigo originalmente publicado em Blog HubSpot

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