TRANSFORMAÇÃO DE NEGÓCIOS – o BI no setor de saúde

Muitas indústrias, incluindo a saúde, estão assistindo a uma transformação significativa auxiliada pela inteligência empresarial. Business intelligence (BI) é usado para deduzir informações significativas de dados brutos e não estruturados. Os insights obtidos por meio de ferramentas e tecnologias de BI ajudam as empresas a tomar decisões inteligentes e atender melhor seus clientes.

O setor de saúde utiliza business intelligence para inovar o atendimento ao paciente , reduzir custos, obter melhores receitas, melhorar o gerenciamento de sinistros e agilizar o gerenciamento da cadeia de suprimentos. Também desempenha um papel em tornar os cuidados de saúde mais acessíveis.

As soluções de análise de negócios habilitadas para tecnologia permitem a tomada de decisões informadas, auxiliadas por insights obtidos no estudo de vários padrões e comportamentos e na previsão de tendências futuras.

Atendimento aprimorado ao paciente

A BI pode revolucionar os sistemas de atendimento ao paciente e trazer benefícios tanto para os pacientes quanto para o setor de saúde. Hoje, a maioria das pessoas se preocupa com a saúde. Eles usam dispositivos para monitorar seus dados médicos, como frequência cardíaca, pressão arterial, níveis de açúcar, etc. Esses dados podem ser disponibilizados aos profissionais de saúde por meio de canais adequados para armazenamento e acesso centralizados. As aplicações de BI podem utilizar os dados e facilitar o monitoramento e o tratamento dos pacientes, além de intervir proativamente, quando necessário.

Se o tratamento de um paciente crítico precisar de uma tomada de decisão colaborativa entre vários departamentos, os insights das ferramentas centralizadas de BI podem ajudar imensamente. O tempo é essencial nesses casos para salvar vidas. A visualização baseada em BI pode ajudar os prestadores de cuidados de saúde a tomar decisões melhores e mais rápidas para fornecer cuidados oportunos e elevados.

As ferramentas de BI também podem ajudar a fornecer cuidados de saúde personalizados com base no histórico médico e familiar. Depois que toda a gama de informações for disponibilizada aos profissionais de saúde em um só lugar, planos de tratamento melhores e mais personalizados poderão ser formulados. Isto também elimina a necessidade de repetição desnecessária de testes. No caso de múltiplas linhas de tratamento para um paciente, registros abrangentes de histórico familiar, histórico do paciente e tratamento estarão disponíveis para referência imediata dos profissionais de saúde

Melhores níveis de cuidados de saúde preventivos

A acessibilidade aos dados históricos completos dos pacientes (clínicos, genéticos, sociais, etc.), ajuda as ferramentas de BI a prever o risco de doenças. A análise preditiva ajuda a antecipar potenciais desafios de saúde para alguns pacientes, permitindo assim a prevenção de certas doenças, especialmente doenças genéticas e de estilo de vida. Nesses cenários, os prestadores de cuidados de saúde são capazes de tomar decisões e intervenções oportunas que resultam num tratamento eficaz.

A análise preditiva na área da saúde também pode ajudar a compreender o risco de recaída e a criar planos de tratamento dinâmicos que possam atender rapidamente aos problemas de saúde dos pacientes em casos de recaídas.

Muitos dados médicos, incluindo dados de pacientes e dados laboratoriais, estão disponíveis para o setor de saúde. Isso continua crescendo a cada segundo. Os insights obtidos a partir de serviços de análise de negócios que utilizam esses dados, usados ​​em níveis macro, podem ajudar a monitorar proativamente quaisquer problemas ou surtos que exijam decisões políticas.

Melhor gestão de custos

Os hospitais podem estudar tendências para compreender o fluxo de pacientes e gerenciar melhor a logística de ponta a ponta associada até que os pacientes recebam alta.

Os resíduos associados ao tratamento são motivo de grande preocupação para o setor de saúde. Os insights das ferramentas de BI podem ajudar a otimizar processos e reduzir desperdícios.

As ferramentas de BI podem usar dados de fluxo de pacientes de hospitais para garantir a utilização ideal da infraestrutura de saúde. Da mesma forma, a alocação de fundos entre departamentos pode ser otimizada aproveitando os insights das ferramentas de BI. Assim, os fundos podem ser utilizados onde são mais necessários.

As ferramentas de BI, especialmente as baseadas em nuvem, não são proibitivamente caras. Isto torna viável a implementação generalizada. Assim, o uso de BI na área da saúde pode tornar a melhoria da saúde mais acessível também para os pacientes.

As companhias de seguros na área da saúde podem utilizar ferramentas de BI para monitorizar e detetar reclamações de fraude e garantir um processamento mais rápido de reclamações para pacientes e hospitais, permitindo assim uma melhor experiência geral para todas as partes interessadas.

Os tomadores de decisão no setor de saúde podem usar ferramentas de BI para decidir sobre os vários indicadores-chave de desempenho (KPIs) a serem monitorados. Além disso, as ferramentas de BI podem ser usadas para rastrear esses KPIs e avaliar seu desempenho. Os resultados podem ser usados ​​para tomar decisões oportunas.

Velocidade e precisão contam muito no setor de saúde. O BI pode ajudar a analisar deficiências e eliminar erros através de ações corretivas oportunas para obter melhores resultados no futuro. O impacto do BI na saúde apenas começou a ser visto e sentido. A promessa e as possibilidades neste campo são infinitas.

Artigo originalmente publicado em Blog InfosysBPM

4Strategies – Alta Performance para estratégias corporativas

plugins premium WordPress