O ensino primário e secundário está se tornando cada vez mais exigente – tanto em termos de gestão das escolas como um negócio, como de fornecimento de recursos para educar as mentes dos jovens.
Espera-se frequentemente que os administradores e conselhos escolares façam mais com menos; com financiamento vinculado a propinas cobradas, resultados académicos, tamanho da população estudantil, tamanho das turmas, frequência diária média, ofertas de programas alargados (línguas, música, artes plásticas, desporto, etc.) e uma série de outras medidas que detalham o desempenho escolar global.
A capacidade das escolas para atrair novos alunos e satisfazer os pais, os grupos de governação, os ministérios da educação e as regulamentações governamentais está a tornar-se mais difícil a cada ano.
Há muito tempo que as escolas são obrigadas a produzir relatórios para as partes interessadas. E, com condições operacionais cada vez mais difíceis, é uma atividade que leva tempo significativo e utiliza recursos administrativos substanciais.
Mas as escolas têm a oportunidade de reduzir esta carga e até de expandir conhecimentos operacionais capazes de melhorar o funcionamento empresarial e o desempenho académico. Como? Direcionando o grande volume de dados coletados naturalmente para um sistema de Business Intelligence (BI) cujo preço é dimensionado para atender aos requisitos de relatórios em nível escolar.
O ensino superior abre o caminho
Embora não sejam tão grandes como as universidades, as escolas primárias e secundárias partilham muitos dos mesmos problemas de relatórios e de negócios. Nos países onde as escolas privadas são populares, não é incomum que os orçamentos operacionais anuais das escolas privadas cheguem a dezenas de milhões. Isto torna a gestão dessas instituições complexa.
As instituições de ensino superior (universidades e faculdades) estão adotando cada vez mais o BI para reduzir a complexidade do gerenciamento e descobrir os fatos importantes sobre seus negócios. Uma competência que pode impulsionar os resultados académicos, administrativos e relacionados com a força de trabalho e ajudar a divulgar essas conquistas.
Para avaliar estes dados baseados no desempenho, estas instituições recorrem a software de BI – ferramentas concebidas para exibir dados em formatos visuais para efeitos de elaboração de relatórios e análises – permitindo-lhes explorar e analisar essas informações para apoiar a tomada de decisões baseadas em factos.
Por que se preocupar com BI: melhorando o desempenho dos negócios escolares
Para escolas, como universidades, a implementação de uma iniciativa de BI e análise permite que os administradores acessem relatórios constantes, atendam aos requisitos de relatórios de maneira mais rápida e fácil e promovam uma cultura mais ampla de responsabilidade e tomada de decisões baseada em dados.
Dentro da comunidade escolar – ao apresentar informações quantitativas perspicazes em formatos facilmente compreensíveis – os decisores escolares, educadores e planeadores podem identificar tendências importantes e tomar medidas para cumprir os objetivos organizacionais ou académicos.
A tecnologia de BI e análise pode ser usada para fornecer insights baseados em dados que sustentam três áreas principais de planejamento e avaliação:
1. Resultados acadêmicos e experiência do aluno
- Analisar tendências nas preferências e desempenho dos alunos nas disciplinas – para remodelar a entrega do currículo e as ofertas de disciplinas – para aumentar os resultados, a retenção e a satisfação dos alunos
- Acompanhar o desempenho acadêmico em relação aos limites organizacionais e governamentais para permitir que ações corretivas sejam tomadas quando necessário
- Rastrear e avaliar o desempenho individual, de classe e de ano dos alunos por disciplina e em relação a áreas específicas do currículo dentro de cada disciplina, para identificar pontos fracos e implementar programas corretivos apropriados
- Analise o desempenho nos exames subsequentes para determinar se os alunos estão respondendo de forma eficaz à assistência extra e aos novos métodos de entrega de conteúdo
- Monitore indicadores comportamentais – como dados de frequência, relatórios de incidentes e registros disciplinares – em relação a referências comportamentais para determinar quando a intervenção é necessária
2. Eficácia e eficiência administrativa
- Acompanhar e gerenciar o valor gasto com serviços contratados e atividades extracurriculares (limpeza, palestras convidadas, segurança, paisagismo, música e eventos esportivos)
- Monitore os números de matrículas de alunos e o tamanho das turmas ao longo do tempo para apoiar o planejamento de recursos e calcular os requisitos e direitos de financiamento do governo
- Analisar custos e fundos por corpo docente para estabelecer déficits ou superávits orçamentários e determinar a escala de quaisquer atividades de arrecadação de fundos necessárias
- Rastreie e avalie os custos e a eficácia das atividades de marketing
- Mapeie e analise a localização de escolas alimentadoras e endereços de alunos para desenvolver campanhas direcionadas de marketing e aquisição de alunos
- Forneça facilmente as informações necessárias para cumprir os requisitos de relatórios e financiamento do governo, bem como as regulamentações do setor
3. Gestão e moral da força de trabalho
- Monitorar e acompanhar o equilíbrio entre o pessoal docente e não docente, bem como a proporção aluno-professor para sustentar a admissão de alunos e os planos e processos de contratação
- Monitore e acompanhe o consumo de alunos, em comparação com a popularidade de disciplinas eletivas e extracurriculares ao longo do tempo, para auxiliar no planejamento curricular, de horários e da força de trabalho
- Monitore as cargas de trabalho alocadas para garantir que os professores não sejam sobrecarregados
- Acompanhe as notas médias dos alunos por ano, disciplina ou professor – e avalie com base em dados históricos comparáveis – para identificar tendências no desempenho de alunos e professores
Resultado
Ao combinar formas qualitativas de avaliação com análises quantitativas derivadas de uma solução de BI , os prestadores de ensino primário e secundário podem:
- Garantir que educadores e administradores tenham acesso a uma visão única, precisa, significativa e atualizada dos principais indicadores de desempenho operacionais e educacionais, que podem ser facilmente analisados e explorados por pessoal não técnico
- Impulsionar a tomada de decisões diárias eficazes e o planejamento estratégico de longo prazo com base em fatos e vinculados a objetivos estratégicos claros
- Acompanhe a progressão em direção às metas definidas e tome medidas quando necessário para garantir que os resultados desejados sejam alcançados
Um programa de BI bem gerido pode ajudar as instituições de ensino primário e secundário a melhorar drasticamente a eficácia e eficiência administrativa, o desempenho académico, bem como a experiência e satisfação dos alunos/professores.
Artigo originalmente publicado em Blog Yellowfin
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