O papel da computação em nuvem na análise de dados

O mundo da tecnologia é vasto e dentro dessa ampla gama, há uma infinidade de cargos que se cruzam e colaboram entre si, formando uma rede de assistência e apoio . Duas posições que às vezes fazem contato são arquitetos de nuvem e analistas de dados.

Você pode pensar: como esses dois profissionais acabam colaborando quando um está preocupado com a nuvem e o outro está focado na análise de dados? Boa pergunta!

Como a computação em nuvem e a análise de dados diferem?

Esses dois campos tecnológicos não têm muito em comum em termos de finalidades, mas ambos são aspectos importantes de qualquer empresa. A computação em nuvem fornece à empresa uma grande quantidade de espaço de armazenamento, acesso a aplicativos on-line e um campo de testes para desenvolvimento. No entanto, uma vez estabelecida a infraestrutura principal da nuvem, a manutenção e a otimização estão na vanguarda . Os arquitetos de nuvem têm muitas responsabilidades, mas como estão focados exclusivamente na nuvem, não apresentam uma alta taxa de rotatividade de projetos .

A análise de dados não é um processo estático como a computação em nuvem; os analistas de dados escolhem um objetivo principal no qual se concentram para gerar os resultados baseados em dados e vão de meta em meta, colaborando em diversos projetos. Depois que um conjunto de perguntas for respondido ou os insights alcançados, eles poderão passar para a próxima meta ou consulta . Isso dá à análise de dados uma sensação dinâmica em comparação com a computação em nuvem: sempre haverá a próxima nova pergunta a ser feita ou insights a serem descobertos.

Como os arquitetos de nuvem e os analistas de dados trabalham juntos?

Você consegue adivinhar o que une esses dois profissionais? Se você adivinhou os dados , então você está correto. Ambos lidam com enormes quantidades de dados diariamente, de modo que seus caminhos se cruzam quando há possíveis problemas de dados ou armazenamento. 

Os arquitetos de nuvem são responsáveis ​​​​por cuidar do armazenamento de todos os dados da empresa e, no caso de qualquer problema, eles precisam solucionar e chegar ao fundo do problema. 

Os analistas de dados dependem de ter acesso ao armazenamento em nuvem, uma vez que trabalham com os dados por um período de tempo potencialmente prolongado. Eles podem precisar discutir a quantidade de espaço necessária, a velocidade da conexão ou a disponibilidade de espaço, entre outras questões. 

Embora a computação em nuvem e a análise de dados sejam mais diferentes do que similares, os analistas de dados dependem delas para suas necessidades de armazenamento de dados, o que torna esse relacionamento importante no escritório. 

No mundo da tecnologia, uma carreira em qualquer um deles é altamente desejável e, à medida que mais escritórios se tornam remotos e trocam servidores físicos e espaço de computador por espaço de armazenamento em nuvem , a necessidade aumenta para ambos.

Artigo originalmente publicado em Blog Ironhack

4Strategies – Alta Performance para estratégias corporativas

plugins premium WordPress