Business Intelligence ou BI é um conjunto de técnicas, metodologias e ferramentas voltadas para coletar, organizar e extrair informações relevantes de indicadores diversos, com o objetivo de gerar otimizações para setores operacionais de uma empresa, como financeiro, comercial, vendas e marketing.
BI envolve integrar sua empresa e modelo de gestão à tecnologia da informação para gerar uma linha de produção e análise de dados, auxiliando a leitura dos números para aumentar a eficiência e o conhecimento sobre a própria empresa e o seu lugar no mercado.
De modo geral, a área de BI irá monitorar o desempenho dos indicadores internos através de planilhas e bancos de dados relacionais. Entre os indicadores que ficaremos de olho, temos:
- Curvas de consumo;
- Produtos mais vendidos;
- Sazonais de compra;
- Rentabilidade obtida;
- Entre outros.
A aplicação da Business Intelligence na rotina de uma empresa segue algumas etapas pré-estabelecidas. A ideia principal é coletar dados sobre o acesso de usuários, interação em e-mail marketing, desempenho de automação de marketing e através de sistemas como CRM e ERP.
Depois disso, é preciso extrair os dados e organizá-los de acordo com a estratégia adotada pela empresa. Por si só, eles não significam muita coisa. No entanto, ao realizar questionamentos e estabelecer metas, é possível conferir através dos dados de desempenho se o resultado esperado está se concretizando.
Quais são as etapas de aplicação do Business Intelligence?
As etapas principais da aplicação do BI são as seguintes:
- Armazenamento de dados;
- Extração de dados relevantes;
- Desenvolvimento de relatórios para consulta;
- Análise de dados;
- Criação de painéis de acompanhamento;
- Visualização de dados e indicadores relevantes;
- Reação aos dados e otimização de estratégias.
Como podemos ver, depois de reunir os dados e gerar relatórios sobre eles, são criados painéis de acompanhamento, para monitorar as estratégias em prática. Depois de obter os primeiros resultados, vamos avaliar a assertividade do planejamento, para que, se for preciso, possamos fazer os ajustes e assim alcançar o melhor desempenho possível.
Quais são as vantagens do BI para a empresa?
Adotar uma estratégia de BI proporciona uma série de benefícios para sua empresa. Em primeiro lugar, podemos dizer que Business Intelligence serve para que a gestão empresarial conheça de maneira mais profunda a sua própria marca, eliminando a presunção e mostrando dados reais de desempenho.
Depois, temos uma base sólida para tomada de decisões estratégicas, através das evidências apontadas pelos dados obtidos nos painéis de monitoramento. Esses mesmos dados podem ainda ser compartilhados entre as áreas internas, auxiliando a comunicação.
Como o monitoramento ocorre em tempo real, é possível identificar problemas com maior agilidade e responder prontamente a eles, medindo também o desempenho das soluções implementadas.
Por fim, através do BI uma empresa consegue insights relevantes sobre seus clientes e pode desenvolver campanhas mais impactantes e positivas para atender suas expectativas.
Outras vantagens do BI que vale a pena pontuarmos são:
- Tomadas de decisão mais bem fundamentadas e assertivas;
- Aumento na eficiência dos processos internos;
- Melhoria na qualidade e maior fortalecimento do relacionamento com os clientes;
- Maior potencial da empresa em gerar receitas;
- Aumento da vantagem competitiva e da presença no mercado;
- Maior qualificação na gestão de riscos;
- Facilidade para identificar falhas e implementar as correções necessárias;
- Equipes mais produtivas, engajadas e motivadas;
- Otimização dos custos operacionais;
- Alinhamento entre marketing e vendas e estratégias comerciais aprimoradas.
Exemplo prático de BI: Alemanha na Copa do Mundo 2014
Ainda dói lembrar do Brasil na Copa do Mundo de 2014 ou você já superou? Paciência!
Brincadeiras à parte, fato é que a seleção alemã fez uma excelente campanha, tanto é que levou para casa a taça da Copa do Mundo naquele ano.
O bom desempenho foi resultado também de muita estratégia e uso de Business Intelligence. Com base em dados concretos relacionados a quantidade de passes, velocidade dos jogadores no gramado, finalizações, cobrança de falta e finalizações de lances, a comissão técnica teve acesso a relatórios detalhados e bem completos que ajudaram a orientar a estratégia em campo.
Com essas informações valiosas em mãos, foi possível ter mais clareza sobre os jogadores com melhor performance e sobre a maneira com que eles interagiam durante os jogos. Dessa maneira, a seleção conseguiu escalar um time imbatível no fatídico 2014.
Hoje, não são poucos os times que seguem o exemplo da seleção alemã e implementam o BI para traçar estratégias com maior potencial de gerar bons resultados para o clube.
Artigo originalmente publicado em Blog Zendesk
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