Conheça os 5v da Big Data

No mundo digital de hoje, a quantidade de dados gerados é imensa e crescente a uma velocidade impressionante. Para entender e extrair valor desse mar de informações, conheçau o conceito dos 5 Vs da Big Data. Esses cinco elementos — Volume, Velocidade, Variedade, Veracidade e Valor — são fundamentais para capturar a complexidade e a riqueza dos dados contemporâneos. Neste post, vamos explorar cada um desses aspectos e como eles se inter-relacionam, ajudando empresas e profissionais a tomarem decisões mais informadas e estratégicas.

Primeiro V do Big Data: Variedade

Está relacionado a uma verdadeira fonte variada de dados, ou seja os dados podem ser obtidos de diversas formas diferentes, estando ou não organizados de forma que sejam capazes de se tornar informações. Lembrando que um dado sozinho não é capaz de gerar insights, uma vez que ele precisa estar organizado para que seja capaz de ganhar utilidade para os usuários.Uma vez estruturados, aí sim os dados podem ter diversas utilidades diferentes, dependendo muito do objetivo do usuário em utilizar cada um deles.

Segundo V do Big Data: Volume

Os dados se multiplam rapidamente nos dias de hoje. Praticamente todoas as empresas atualmente possuem uma grande volume de dados e por isso, faz se necessário sistemas de gestão de big data cada vez mais eficientes para que, quando for necessário, realizar a correta consulta e armazenamento do volume de dados gerados, sem comprometer ou colocar em risco nenhum dado.

Terceiro V do Big Data: Velocidade

Atualmente existe uma grande velocidade na obtenção de dados. Eles podem ser acessados em tempo real através da conexão com a internet por exemplo, quando uma pessoa faz uma busca em algum motor de busca, rede social ou banco de dados. O acesso aos dados precisam ser ágeis e não rápidos, ou seja, devem ser acessados de forma que gerem valor e não de forma aleatória ou sem nenhum filtro para checar sem são dados reais e seguros.

Quarto V do Big Data: Veracidade

Os dados precisam passar por uma verificação antes de ser armazenados. Uma vez que não é útil ter dados falsos, incompletos ou duvidosos para uma empresa. Isso pode prejudicar análises e em alguns casos colocar em risco algumas pessoas. Por isso é preciso estar atento as fontes de informações para preencher corretamente a fonte de Big Data apenas com informações verificadas.

Quinto V do Big Data: Valor

Os dados precisam gerar valor, ou seja, precisam passar informações que podem ser utilizadas, por exemplo para conquistar uma vantagem competitiva, fornecer um melhor serviço aos clientes e proporcionar as empresas alcançar maior destaque no mercado em que atual. Dessa forma os sistemas de Big Data devem estar atentos sobre qual o time de conteúdo está sendo inserido na base de dados e se eles estão sendo utilizados da maneira correta.

Considerações Finais

Agora que você conheceu os 5Vs do Big Data, acredito que foi possível entender melhor os motivos da área está em constante crescimento. Aprendeu também que o simples armazenamento de dados não representa informações, elas precisam passar por filtros, para verificar a veracidade e aí sim, poder gerar valor aos seus usuários. E caso você esteja em dúvida, deixamos aqui um blog com 5 motivos para aplicar Big data.

Em um mundo cada vez mais orientado por dados, os 5 V da Big Data são essenciais para que empresas como a 4strats se destaquem no mercado. A capacidade de gerenciar e analisar grandes volumes de dados em tempo real permite que a 4strats forneça insights valiosos, otimize processos e crie estratégias personalizadas que atendam às necessidades de seus clientes.

Se você está interessado em saber mais sobre como a 4strats pode ajudar sua empresa a navegar pelo universo dos dados, não hesite em entrar em contato. A equipe está pronta para auxiliar na transformação de dados em decisões estratégicas que impulsionam o sucesso do seu negócio.

Artigo originalmente publicado em A.R.Phoenix

4Strategies – Alta Performance para estratégias corporativas

plugins premium WordPress