O Big Data é uma grande ferramenta estratégica, que aposta na tecnologia para coletar, organizar e analisar os dados comportamentais de usuários na internet.
A partir dessas informações, a sua empresa abre um leque de oportunidades, melhorando as áreas de marketing, vendas e, claro, tecnologia da informação.
Nós já vimos em outro post o que é o Big Data e porque ele é importante para a sua empresa. Agora, queremos mostrar alguns motivos para aplicar essa tecnologia no seu negócio e como, na prática, você só ganha como empreendedor. Confira.
1 – Tomada de decisão mais assertiva
Você há de concordar que se é possível medir e analisar dados, as tomadas de decisões são facilitadas como um todo.
O Big Data permite essa assertividade. Quando você incorpora a tecnologia em um questionário simples, por exemplo, tem uma visão mais completa e precisa sobre o que o consumidor busca e compra no seu setor.
O resultado disso é um processo de tomada de decisão muito mais assertivo. Você entende o que o cliente procura e passa a oferecer exatamente isso, com o intuito de atraí-lo.
2 – Mais oportunidade de inovação
Inovar é crucial para o crescimento de qualquer empresa. O Big Data também atua nessa melhoria, permitindo que você tenha um volume grande de informação sobre a sua empresa e em quais pontos ela precisa avançar para se tornar mais competitiva.
A partir dos dados gerados é possível analisar o que falta e o que pode ser melhorado, criar produtos ou serviços e pensar mais “fora da caixa”.
3 – Compreender melhor os clientes
O Big Data permite uma análise melhor das pesquisas de mercado. A partir dos resultados, você consegue compreender mais os seus clientes, definindo padrões de gosto e comportamento.
A consequência dessa melhoria é um avanço significativo na estratégia de marketing, sendo possível se comunicar melhor com o público-alvo e prever algumas ações.
4 – Otimização no preço de produtos ou serviços
Saber se a sua empresa está no nível da concorrência é importante e essencial. Os dados colhidos com o Big Data permitem essa análise e ajudam a otimizar o preço dos seus produtos ou serviços, conforme a necessidade do mercado.
Além de ajudar a entender a concorrência, o Big Data ainda permite uma análise maior dos períodos de alta e baixa de mercado. Isso evita que o seu fluxo de caixa seja comprometido com a queda das vendas.
5 – Ter um mecanismo de recomendação
As recomendações que vemos hoje em sites de produtos e serviços também são geradas a partir do Big Data.
Um bom exemplo é a Netflix. Quando qualquer usuário faz login na plataforma de streaming, consegue ter diversos filmes e séries indicados com base na experiência – e nos dados – que ele gera.
5 Vs do Big Data
Cada um desses cinco motivos para aplicar o Big Data na sua empresa, só é possível por causa dos chamados 5 Vs. São eles:
- volume;
- velocidade;
- variedade;
- veracidade;
- valor.
O volume representa a quantidade de dados que foi gerada durante um período específico ou todo o tempo.
A velocidade mostra como cada dado é criado e propagado. A variedade mostra a diversidade de todos esses dados. A veracidade aponta a realidade e gera confiabilidade nos dados. Por último está o valor, que mostra como a sua empresa utiliza todos os dados recolhidos, considerando um ramo de pesquisa.
Artigo originalmente publicado por VSI Brasil
4Strategies – Alta Performance para estratégias corporativas