Como utilizar a inteligência no seu negócio?

Todo empresário sonha que seu negócio tenha processos mais assertivos e com custos mais baixos, para que isso aconteça, é necessário adotar a cultura de avaliações constantes em todos os setores da empresa, e a Inteligência de Negócios é essencial neste processo.

O que é Inteligência de Negócios?

Inteligência de Negócios é um conjunto de técnicas e ferramentas que visam aprimorar os resultados de todos os departamentos de uma empresa com base em coleta, análise, tratamento e armazenamento de dados, independentemente de seu porte ou segmento. 

Utilizando ferramentas tecnológicas que possuem BI (Business Intelligence), estes dados ainda são organizados em um painel de controle intuitivo, que pode conter gráficos para melhor visualização e maior facilidade em sua interpretação. Trazendo alguns benefícios como:

  • Reduzir custos por ter uma visão panorâmica de onde estão seus gastos e como eles podem ser otimizados;
  • Identificar as dificuldades de cada setor;
  • Criar ações de marketing mais efetivas para os produtos menos vendidos;
  • Reduzir o tempo das análises já que todos os dados serão calculados automaticamente, conforme cada atualização no sistema;
  • Eliminar falhas operacionais ocasionadas por processos manuais e repetitivos;
  • Ser mais competitivo no mercado, já que indicadores da concorrência também podem ser analisados;
  • Ter previsibilidade de resultados e dificuldades no trajeto, o que ajuda a identificar e atuar com antecedência em gargalos que podem impactar negativamente na produtividade do negócio;
  • Identificar o nível de satisfação dos consumidores;
  • Determinar como os recursos e investimentos serão movimentados dentro do negócio.

Como aplicar inteligência competitiva no mercado?

Aplicar inteligência competitiva é uma tarefa que exige conhecimento a respeito de sua própria empresa e, é claro, do comportamento do consumidor e dos concorrentes. Dessa forma, considere práticas como:

1. Identificar questões importantes para a empresa

2. Interpretar dados e o contexto competitivo em que a organização se encontra

3. Fazer o detalhamento das informações

4. Conhecer os pontos fortes e fracos da concorrência e de sua própria empresa

5. Contar com um parceiro especialista em BI, como a 4Strats.

A 4Strats é uma empresa de tecnologia especialista em Inteligência de negócios e pode te ajudar a utilizar essas ferramentas da melhor forma para o seu negócio! Entre em contato com o nosso time e acesse o Spotify da 4Strategies para saber mais!

Recentes

plugins premium WordPress