O BI (business intelligence) revela insights para a tomada de decisões estratégicas. As ferramentas de business intelligence analisam dados históricos e atuais e apresentam as descobertas em formatos visuais intuitivos.
Como o business intelligence funciona
Há quatro etapas principais que o business intelligence segue para transformar dados brutos em insights fáceis de digerir para uso de todos na organização. As três primeiras (coleta, análise e visualização de dados) definem o cenário para a etapa final de tomada de decisão. Antes de usar BI, as empresas tinham que realizar grande parte das análises manualmente, mas as ferramentas de BI automatizam muitos dos processos e economizam tempo e esforço para as empresas.
Etapa 1: colete e transforme dados de várias fontes
Normalmente, as ferramentas de business intelligence usam o método ETL (extração, transformação e carregamento) para agregar dados estruturados e não estruturados de várias fontes. Esses dados são então transformados e remodelados antes de serem armazenados em um local central, para que os aplicativos possam facilmente analisá-los e consultá-los como um conjunto de dados abrangente.
Etapa 2: descubra tendências e inconsistências
A mineração de dados, ou descoberta de dados, normalmente usa automação para analisar rapidamente os dados e encontrar padrões e exceções que fornecem uma visão do estado atual dos negócios. As ferramentas de BI geralmente apresentam vários tipos de modelagem de dados e análise, como exploratória, descritiva, estatística e preditiva, que exploram ainda mais os dados, preveem tendências e fazem recomendações.
Etapa 3: use a visualização de dados para apresentar as descobertas
Os relatórios de business intelligence usam o visualizações de dados para tornar as descobertas mais fáceis de entender e compartilhar. Os métodos de geração de relatórios incluem painéis de dados, gráficos e mapas que ajudam os usuários a ver o que está acontecendo na empresa neste momento.
Etapa 4: tome medidas com base nos insights em tempo real
A exibição de dados atuais e históricos no contexto das atividades de negócios dá às empresas a capacidade de passar rapidamente dos insights à ação. O business intelligence permite ajustes em tempo real e mudanças estratégicas de longo prazo que eliminam ineficiências, adaptam-se às mudanças do mercado, corrigem problemas de fornecimento e resolvem problemas dos clientes
Artigo originalmente publicado por Microsoft
4Strategies – Alta Performance para estratégias corporativas