Saúde e análise de dados

O setor da saúde passa diariamente por inúmeras adversidades como: Não ter um bom fluxo de caixa, apresentar problemas com fidelização, inadimplência recorrente e volume de dados.

Porém, mesmo tendo alternativas como a análise de dados em saúde, a maioria dos negócios não sabe como lidar com essas questões. Assim, devido à importância dessa prática para o atual cenário competitivo, abordaremos, neste blog, a importância da análise de dados no setor saúde e como fazê-la de forma eficiente.

O que é e como funciona a análise de dados em saúde?

A análise de dados em saúde é a introdução da tecnologia nos procedimentos internos com foco em constantes melhorias e maior eficiência, como nas tomadas de decisões.

Assim, ao instalar um software de gestão, por exemplo, a sua clínica médica ou consultório odontológico obterão informações em tempo real sobre os atendimentos, casos mais graves e diagnósticos. Sendo possível utilizar os dados para otimizar os procedimentos e até mesmo as análises laboratoriais.

Isso porque o sistema demonstrará os tipos de especialidades que recebem mais pacientes, onde há deficiências, enfim, é uma ferramenta a mais para hospitais, laboratórios e empresas melhorarem a eficiência, agregando valor aos serviços.

Aplicações no setor

A análise de dados consiste em um estudo detalhado de certo objeto ou assunto — ou seja, uma técnica minuciosa para obtenção de informações sobre algum tópico — a fim de solucionar ou responder demandas internas.

Esse procedimento, como você pode imaginar, é bastante utilizado em diversas áreas. No entanto, quando se trata do setor saúde, a avaliação de dados, seja em um exame ou uma análise clínica, deve ser precisa e efetiva (afinal, qualquer erro pode ser fatal).

Muitas healthtechs brasileiras entregam soluções utilizando Big Data e Analytics que auxiliam na inovação no setor da saúde. O data analytics na área da saúde pode ser muito benéfico já que possibilita a manutenção da integridade dos dados, integração com mercados globais, além de criar um acesso aos prontuários eletrônicos o que auxilia no dia a dia das profissões.

Na área farmacêutica, por exemplo, a padronização das informações sobre um produto é um grande desafio. Isso porque muitas vezes a forma de descrevê-la é dispersa, além disso, a qualidade dos dados é baixa e a falta de integração dos sistemas dificulta a gestão do ciclo de informação. Com um bom trabalho de dados é possível manter a integridade do fluxo de informação e dar mais coerência, harmonização e celeridade no processo.

Dados e LGPD

Em 2020 entrou em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e a obtenção de dados pode ser feita com a Lei em vigor, mas existem requisitos que precisam ser obedecidos como consentimento, transparência e não discriminação. Na área de marketing, por exemplo, é necessário deixar claro o que a pessoa está aceitando e o descadastramento de e-mails precisa ser mais fácil. Em saúde, surge a possibilidade de fazer portabilidade de dados, uma vez que este dado pertence ao paciente. Isto pode ajudar na medicina personalizada e também numa melhor interoperacionalidade entre diferentes plataformas.

Quais os benefícios da análise para o seu negócio?

Quando falamos em análise de dados, não estamos falando apenas do uso de ferramentas: ela engloba novas formas de gerar insights e tomar decisões por meio da geração de informações valiosas. Além disso, ao incorporar técnicas adequadas para análise de dados, os próprios pacientes são beneficiados, gerando resultados surpreendentes ao negócio.

Confira, abaixo, quais os benefícios que essa prática pode proporcionar a sua empresa!

  1. Ajuda a conhecer melhor os pacientes
  2. Melhora os resultados
  3. Reduz os custos
  4. Agiliza o atendimento

A 4Strats é uma empresa de tecnologia especialista em análise de dados e pode ajudar a sua instituição de saúde a gerenciar e utilizar os dados de forma muito mais acertiva!

plugins premium WordPress