Os dados são um recurso abundante e imprescindível para a tomada de decisões estratégicas e o Business Intelligence é uma forma de empregar essas informações em prol do negócio. Os benefícios de aplicar essa inteligência empresarial são extensos e dependem da amplitude em que é utilizada.
Mas, em geral, pode-se destacar como principais vantagens:
- Identificação rápida de problemas de eficiência na operação;
- Redução de custos e otimização de recursos;
- Melhor conhecimento dos clientes;
- Ajuste ágil à mudanças do setor e do mercado;
- Descoberta de novas oportunidades e mapeamento de riscos.
Em outras palavras, o foco em dados proposto pela abordagem de inteligência de negócios é uma vantagem competitiva em qualquer setor econômico.
Exemplos de aplicação da inteligência empresarial por setores
A princípio, um bom caso para citar é o setor de vendas. Por meio dos sistemas de Business Intelligence, a companhia entende melhor as necessidades e preferências de seus clientes. Por exemplo, é a partir da análise minuciosa do histórico de compra que se faz a segmentação por perfil de compra.
Nesse sentido, podem ser consideradas técnicas como o RFV, que corresponde às métricas de recência, frequência e valor monetário. Com isso, a empresa consegue identificar os consumidores que estão prestes a perder, os que já foram fidelizados e os que precisam de incentivos, como promoções.
É também por meio de métodos como esses que se faz a personalização de ofertas e de atendimento, tão importantes para uma melhor experiência do consumidor.
Conforme reportado pelaForbes, em agosto de 2018, a Amazon já investia em inteligência empresarial e, principalmente, em soluções analíticas preditivas. Outra varejista, chamada Charming Charlie, conseguiu aprimorar gestão e distribuição de estoque a partir dessa abordagem.
A reportagem ainda mostra o uso histórico de BI na indústria de petróleo e gás. Nesta, as soluções são empregadas para determinar melhores locais e formas de perfurar petróleo, bem como para auxiliar na precificação de gás.
Artigo originalmente publicado por Vivo Meu Negócio
4Strategies – Alta Performance para estratégias corporativas